sexta-feira, dezembro 04, 2015

Desenho





O Desenho é a forma mais primitiva da comunicação, anterior à escrita. Muito antes da escrita ser inventada, o ser humano já contava histórias através do desenho. As obras de arte relacionadas àquilo a que hoje conhecemos como desenho foram primeiramente produzidas pelo Homem pré-histórico, com o intuito de narrar cenas, e de contar a vida quotidiana. Os mais antigos registos pertencem à época do paleolítico, passando depois por todas as épocas seguintes:
No antigo Egipto o desenho era considerado elemento decorativo dos templos, sendo que, só nessa altura foi considerado desenho como arte.
Os gregos utilizavam o desenho como forma de representar os deuses divinos, como prova de gratidão e reconhecimento. Na Mesopotâmia o desenho foi o precursor da cartografia, sendo assim utilizado para criar representações da terra e de rotas de viagens.              Podemos talvez comparar o desenho ao atletismo. O atletismo surgir na Grécia com os primeiros jogos olímpicos, e apareceu como ferramenta essencial ao desenvolvimento motor do homem. Através do atletismo foram criados outros desportos, como a corrida de barreiras, o salto em comprimento, as maratonas, etc. O desenho é igual. Surgiu há milhares de anos, e foi criado com um propósito: comunicar, sem que houvesse obstáculos de cultura linguística. O desenho é uma ferramenta intelectual, que tal como o desporto, pode ser desenvolvida.

"Reflexão sobre o Desenho"Bibliografia Edwards, Betty http://www.casadosaber.com.br/sabermais/2319/BettyEdwards_Desenhandocomoladodireitodocerebro.pdf


Sem comentários:

Enviar um comentário